domingo, 21 de setembro de 2014

DORSAL ATLÂNTICA - 2012

BANDA: DORSAL ATLÂNTICA
ALBUM: 2012
ANO: 2012
GÊNERO: Hardcore/Crossover
LOCAL: RIO DE JANEIRO - RJ - BRASIL

MEMBROS:
Cláudio "Cro-Magnon" Lopes Bass
Toninho "Hardcore" Drums
Carlos "Vândalo" Lopes Guitars, Vocals

Faixas:
1. Meu Filho me Vingará 
2. Stalingrado 
3. A Invasão do Brasil 
4. Eu Minto, Todo Mundo Mente 
5. Colonizado Entregueguista 
6. Corrupto Corruptor 
7. 168 BPM - instrumental
8. Contenda 
9. Comissão da Verdade 
10. Operação Brother Sam  
11. Jango Goulart  
12. Imortais 

DOWNLOAD - BAIXAR
DORSAL ATLÂNTICA - 2012
Notas:
Claramente, foi uma tarefa um pouco árdua dissecar esta nova obra desses cariocas que trouxeram à tona em suas músicas a realidade brasileira, através de letras sobre violência, drogas, sexo comercial e a vida na periferia. Na verdade, essa inquietação com a nossa realidade político-econômica e sociocultural sempre foram uma característica forte das composições de Carlos 'Vândalo' Lopes, que inclusive foi o principal responsável por todo o conteúdo de "2012".
Inicialmente "2012" pode ser um tanto complexo para ser entendido, não por aspectos ruins, mas devido ao fato de que aqui encontramos uma dorsal renovada e não menos dorsal. A precisão com a qual o lado mais Metal da banda foi explorado, sem soar uma simples cópia de si mesma e trazendo algo mais atualizado foi digna de atenção.

A abertura do álbum com os riffs certeiros e afiados da marcante e bem Metal 'Meu filho me vingará' dá uma boa noção do que pode ser encontrado no restante das faixas. Diga-se que o solo da música citada é muito inspirado e cheio da 'classe a lá dorsal'. Em 'Stalingrado' encontra-se outra pedrada não menos inspirada e com um gosto bem característico do Hardcore característico que é um dos elementos que sempre esteve presente no som da banda. O cunho nacionalista de 'A Invasão do Brasil' traz em si além de um peso e agressividade que fazem jus ao seu contexto, uma realidade bem atual que assola nosso país, que é a frequente imigração de povos de várias partes do mundo, de lugares em crises e conflitos, buscando em nossas terras uma forma de fugir, sendo que isto ao mesmo tempo prejudica-nos de várias formas. Certamente, esta é uma das candidatas a clássico aqui.

O punk/hardcore malandro de 'Eu minto, todo mundo mente' é propício para levantar uma boa roda de mosh. A fúria de 'Colonizado/entreguista' mostra mais uma vez a forma como muitos povos, sobretudo o brasileiro, aceita imposições de outras culturas e essas tomarem o que a eles pertencem como seu. As bases mais cadenciadas de 'Corrupto corruptor' e os vocais esganiçados de Carlos nos refrãos fornecem o clima para o bom e velho bate cabeça. A tríade que trata da época cinza da ditadura militar no Brasil constituída por 'Comissão da verdade', 'Operação Brother Sam' e 'Jango Goulart' afirma mais uma vez porque a DORSAL ATLÂNTICA é a banda de Metal mais brasileira de todos os tempos. O destaque dentre as três faixas vai para 'Comissão da verdade' com um refrão e bases que grudam na cabeça. A 'Imortais' é uma excelente homenagem aos fãs da banda que sempre apoiaram a banda e ajudaram a concretizar este lançamento.

Sem sombra de dúvidas a espera de 12 anos de silêncio desde o fim da banda valeram a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário